20 de novembro de 2007

O médico

O ser humano é uma criatura mesmo estranha. Para além de todas as "ferramentas" físicas que permitiram que nos desenvolvêssemos até ao estado actual, a nossa mente é também uma coisa fabulosa, capaz de criar realidades paralelas e de inventar teorias para tudo e mais alguma coisa.
Porém o ser humano tem uma fraqueza que nos afecta a todos: a doença.
A doença tem a capacidade de enfraquecer o corpo da pessoa e permitir que ela revele o pior que há na sua natureza. Com o sofrimento a pessoa torna-se irritadiça, fica mais tristonha e por vezes desesperada. E quando o desespero toma conta do nosso ser, tudo é possível e nada importa, porque a nossa luta é sempre mais árdua e mais difícil do que a dos outros.
É por isto que admiro o trabalho dos médicos. Os médicos não são semideuses, são pessoas como nós, que têm problemas, contas para pagar e outras chatices. Mas para além disso, o trabalho deles é lidar com o pior do ser humano e tentar que essa relação seja o mais humana possível, sem se deixarem afectar pelos problemas dos outros. E sem esquecer que os médicos não sabem tudo e que toda a gente tem falhas no trabalho... só que as do médico podem custar a vida a alguém!!!
Quando por vezes somos observados por um médico mais "frio" lembremo-nos sempre que provavelmente aquela é mais uma capa de defesa, um meio que lhes permita distinguir aquele mundo de doenças do seu próprio mundo, deixar lá no consultório todas as energias negativas e não trazer cá para fora a angústia da doença de alguém!

Sem comentários: