2 de dezembro de 2007

Solidariedade Natalícia

Estamos na época natalícia, aquela época em que todos estão numa azáfama a preparar o Natal, as lojas estão cheias de gente que já compra os presentes e os enfeites e tudo se apronta para a grande data. A maioria nem sequer guarda no espírito o significado original do que é o Natal, mas guardará o significado que lhe quiser dar. Muitas pessoas vêem nesta quadra um pretexto para a solidariedade e para a caridade. Entregam-se a causas e colaboram com aqueles que precisam.
Ouvi no outro dia uma crítica que dizia sermos todos uns hipócritas, porque só nos lembramos dos "coitadinhos" dos sem-abrigo, dos órfãos, dos doentes, das crianças pobres nesta ocasião. Apontavam o dedo aos que aparecem na TV a dizer "eu já ajudei, e você?!", porque estavam a gabar-se e "numa de auto-promoção", aproveitando-se de toda esta situação.
Não posso deixar de discordar.
Primeiro, porque felizmente muitas pessoas se entregam a estas causas sociais 365 dias por ano e muitas destas iniciativas têm lugar noutras alturas, só que, como não é Natal, ninguém repara tanto. Veja-se o Banco Alimentar, que este fim-de-semana levou a cabo a sua recolha de alimentos, assim como o fez em Maio passado.
Depois, porque na azáfama do dia-a-dia é muito fácil dizer-se que não se tem tempo, que não se tem dinheiro, que não dá jeito, que fica para amanhã. E o amanhã nunca chega. É a verdade pura e dura e, infelizmente, desculpável. Aquele que critica é o primeiro a não fazer nada em altura nenhuma! O Natal é um pretexto para todos (Cristãos ou não) libertarem o lado humanitário e ajudarem os que precisam. Porque se todos nos lembramos, não é de criticar, é de louvar.
E acredito que aqueles que de uma forma honrosa se dedicam a isto com muito mais afinco, e em qualquer altura do ano, preferem que todos ajudemos quando é Natal do que não ajudemos nunca, porque fica para amanhã!

1 comentário:

Anónimo disse...

Sem dúvida alguma!
Para os interessados, existe um site com informação diversa na questão da solidariedade...

http://www.bem-haja.net/